Até agora o Uruguai, a Bolívia, o Equador, a Venezuela, a Nicarágua, El Salvador e Cuba são países da América Latina que não reconhecem o governo golpista de Michel Temer e seus comparsas; a Venezuela inclusive chamou de volta seu embaixador.
O golpe já estava sendo denunciado ao mundo desde o seu nascedouro e a partir do 17/04/2016 ficou claro para boa parte da comunidade internacional que os golpistas estavam avançando e que mesmo denunciados não iriam retroceder, como o fizeram no dia 11/05/2015 quando expulsaram Dilma Roussef do Planalto.
"Em um dos comunicados, o Ministério das Relações Exteriores diz
rejeitar "enfaticamente" declarações recentes dos governos da Venezuela,
de Cuba, da Bolívia, do Equador e da Nicarágua, além da Aliança
Bolivariana para os Povos de Nossa América/Tratado de Cooperação dos
Povos (Alba/TCP).
Segundo o Itamaraty, esses cinco países e a Alba "se permitem opinar e
propagar falsidades sobre o processo político interno no Brasil".
"Esse processo se desenvolve em quadro de absoluto respeito às
instituições democráticas e à Constituição federal", destaca um das
notas."
http://g1.globo.com/politica/processo-de-impeachment-de-dilma/noticia/2016/05/itamaraty-critica-governos-de-5-paises-por-propagar-falsidades-sobre-brasil.html
"O presidente de El Salvador, Salvador Sánchez Cerén, disse neste sábado que não reconhece o novo governo do Brasil, encabeçado por Michel Temer,
que assumiu a presidência interinamente após a decisão do Senado
brasileiro de iniciar um processo de impeachment contra a presidente
Dilma Rousseff.
Dilma Rousseff foi afastada do cargo por até 180 dias em meio a acusações de violações às leis de responsabilidade fiscal.
"Tomamos uma decisão de não reconhecer esse governo provisório, porque
há uma manipulação política, e vamos mandar chamar nossa embaixadora
para que volte ao país", disse Sánchez Cerén em discurso em um povoado
ao oeste da capital."
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/05/el-salvador-nao-reconhece-governo-temer-e-chama-embaixadora-de-volta.html
(José Serra, o "ministro" de Temer que manda no Itamaraty após o golpe de estado... dispensa apresentações... no passado, na campanha eleitoral de 2010 chamou o Brasil de "Estados Unidos do Brasil" - com "z" mesmo bem ao gosto dele - é um conhecidíssimo lambe-botas dos EUA e vive salivando para entregar o que for possível das nossas riquezas, principalmente o petróleo e notadamente a Petrobés e o Pré-Sal, para as mãos "competentes" dos americanos; evidente que sua gestão vai ser no sentido de nos afastar do Cone Sul e dos "bolivarianos", nada surpreendente nisso)
Só queria mesmo que esse não reconhecimento dure até as Olimpíadas em 2016 e que esses países simplesmente cancelem sua participação nos jogos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário