sexta-feira, 11 de junho de 2010

Lula em Natal

Quarta-feira, 9 de junho de 2010

Anote na caderneta: Rio Grande do Norte ganhará qualidade de vida

Não podemos aceitar a idéia de que o Brasil possa ser dividido em regiões que podem tudo e outras que nada podem. Por isso o governo tem priorizado investimento nas regiões mais necessitadas do País – Norte e Nordeste – como forma de equilibrar o desenvolvimento brasileiro. Mas isso pode ainda levar um tempo, admitiu o presidente Lula, porque projetos como os anunciados nesta quarta-feira (9/6) em Natal (RN), para agilizar a construção do aeroporto internacional São Gonçalo do Amarante na cidade, a criação de duas Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) e o convênio assinado entre o Ministério do Turismo e o governo potiguar, podem levar até uma década para dar os resultados desejados. 

“A gente podia marcar na caderneta a data de hoje para que a gente pudesse saber o que vai acontecer com este estado nos próximos 10 anos”, avisou o presidente Lula durante a cerimônia realizada na capital do Rio Grande do Norte. São projetos como os anunciados hoje em Natal que ajudarão o Rio Grande do Norte a melhorar o nível de vida da população e também a mudar o cenário das estatísticas apresentadas pelo IBGE, que sempre mostram os estados do Norte/Nordeste como campeões em mortalidade infantil, morte de mulheres no parto, enquanto os do Sul/Sudeste aparecem com os melhores índices em educação, escolaridade, doutores, pesquisas. As ZPEs e o aeroporto que será o maior terminal de cargas da América Latina tornarão a região em um novo pólo exportador do País, disse Lula, e isso trará benefícios à população local, que quer ser tratada como qualquer outro brasileiro e ter oportunidade para trabalhar, ganhar seu salário, estudar, comer, ter acesso à cultura.

Por isso é importante o governo tomar certas decisões políticas, como a de construir novas refinarias no País, apesar da Petrobras ter sido contra no início, por avaliar que o mercado brasileiro já estava bem suprido pelas refinarias existentes. Mas as novas refinarias, como as duas previstas para o Maranhão e o Ceará, ajudarão o Brasil a exportar produtos derivados do petróleo, e não mais apenas óleo bruto. Quanto maior o valor agregado do produto exportado, melhor para o País, garantiu Lula.


Texto extraído do Blog do Planalto
Link: http://blog.planalto.gov.br/anote-na-caderneta-rio-grande-do-norte-ganhara-qualidade-de-vida/

Nenhum comentário:

Postar um comentário