quinta-feira, 10 de junho de 2010

Os pensadores da big-press e seus achados


Montenegro do IBOPE sobre as eleições presidenciais a menos de 1 ano: Lula não elegeria um poste, não transferiria votos e o teto de Dilma Roussef não passaria dos 15%. Serra, o ungido pelos homens bons e mulheres boas do Pindorama, segundo as brilhantes análises desse gênio brasileiro da ciência política, seria o próximo Presidente da República. Ai tivemos a ficha falsa da "fantoche do Lula" na Folha de São Paulo, a tentativa torpe de José Agripino Maia (DEM) de enquadrá-la como mentirosa contumaz no Senado e o afair Lina Vieira (a que perdeu a agenda).
 
O cenário de hoje: IBOPE e Datafolha aos poucos tentando se adequar à realidade e apresentando “empate técnico” inexplicavelmente idênticos de 37% a 37%; note-se que a distribuição geográfica do universo pesquisado dos dois institutos é diferente, o que torna essa quase exatidão na replicação dos resultados um caso sui-generis e cientificamente embaraçoso.


Mirian Leitão e Sardenberg no auge da crise econômica mundial no início de 2009: a Brasil sofrerá sérias conseqüências, teremos uma recessão descomunal. Enquanto Luis Inácio dizia que pra nós seria só uma marolinha era diuturnamente ridicularizado e sarcasticamente agredido sem piedade; o torneiro mecânico pernambucano idiota e burro, diziam. Quando o país deu sinais de recuperação Miriam esbravejou que o crescimento trazia o risco de galopada inflacionária e Sardenberg apresentando aqueles gráficos mirabolantes que nem mesmo Niels Bohr (um dos pais da Mecânica Quântica), caso fosse ainda vivo, saberia traduzir em algo palpável.

O cenário de hoje: o Brasil crescendo em “ritmo chinês” e uma inflação das mais baixas já registradas e os entendidos bradando que isso “não é tão bom assim” pois existem “gargalos” na infraestrutura ainda não resolvidos; é como se você trocasse de carro e aquele “seca-olho” pra lá de invejoso te dissesse: É, o carro é bonito, mas sua garagem não suporta essa lindeza toda... parece que o piso está afundando em alguns pontos, melhor se você tivesse pensado antes de trocar de carango!

Nenhum comentário:

Postar um comentário