sábado, 24 de julho de 2010

A estranha alquimia do Datafolha

Datafolha 23/07/2010: Dilma 36% Serra 37%... o tal empate técnico, isso imediatamente depois do Vox Populi ter divulgado pesquisa com Dilma em 41% e Serra nos 33%.

Uma proeza! Uma diferença de 9 pontos percentuais (mais de 12 milhões no universo de 135 milhões de eleitores) pró Serra de um dia para outro.

É incríve!!!

Em 2006 Lula abocanhou no 1º turno 48,61% dos votos válidos, apesar de todo o bombardeio midiático em cima do seu governo, lembremos: Mensalão "do PT", Compra de tapiocas com cartões corporativos, Contas de Lula no exterior, etc.

No 2º o ineditismo de Alckimin tendo menor número de votos que no 1º turno, algo próximo a 2 milhões de votos a menos, as explicações dos "analistas": até hoje aguardamos, as que sairam não convencem nem os mais entusiastas anti-lula.

Até meados de março de 2010 ainda repercutia na mídia a versão (e desejo, vejo agora) de que Lula não transfere votos, isso foi dito por vários "especialistas" em eleições e "cientistas sociais" dos mais diversos naipes e cores ideológicas de direita... e parece que os tucanos e democratas acreditaram candidamente nessa falácia; o ápice foi quando Dilma foi oficializada como canditada bancada e apoiada por Luis Inácio, ai foi uma catarse orgásmica sem precedentes: uma "poste" autoritária e antipática jamais iria seduzir o eleitorado lulista... e estão quebrando a cara.

Montenegro do IBOPE chegou a afirmar que a "poste" não passaria de um teto de 15%.

Mas vão continuar nos afrontando com esses números fantasiosos.

A Folha de São Paulo e o Datafolha? Estão entre os últimos bastiões em favor do ungido, vão morrer juntos, espero, num abraço de afogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário