sábado, 3 de dezembro de 2011

Dilma, 1970 a 2011... as voltas que o mundo dá

"A ré Dilma, em novembro de 1970



Atualizado às 13:30

A foto de Dilma Rousseff na Primeira Auditoria Militar é uma das inéditas que estão no livro "A vida quer é coragem" (Editora Primera Pessoa), do jornalista Ricardo Batista Amaral, que será lançado dia 15 de dezembro no Rio. .Dilma foi levada à Justiça Militar em novembro de 1970, dez meses depois de ter sido presa e submetida a 22 dias de tortura."

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-re-dilma-em-novembro-de-1970 



Dilma Vana Roussef (ao lado de Iara Yavelberg ou Stuart Angel) tornou-se icone daqueles tempos tenebrosos e agora do nosso, tempo de altivez e de esperança, essa sua foto, e as circunstâncias em que ela foi tirada, certamente caberá em livros de nossa história.
E comparando com essa imagem dela nos dias de hoje, Presidenta da República Federativa do Brasil, nos representando numa reunião de líderes da AL e Caribe... a mesma altivez, a mesma certeza de quem não esperou a hora e fez a história acontecer.


 
"“A Celac é a expressão da capacidade que nós tivemos de olhar para nós mesmos e perceber a importância estratégica e geopolítica desta região. O Brasil tem hoje uma economia sólida, diversificada e competitiva, mas nós não queremos olhar só para dentro do Brasil ou para a Europa e os países desenvolvidos. É chegada a hora de construir a nossa prosperidade em conjunto com todos os países da região.”

http://blog.planalto.gov.br/celac-reflete-importancia-geopolitica-da-america-latina-e-do-caribe-diz-presidenta-dilma/

Essas duas imagens, extrema e simbolicamente marcantes para o Brasil de ontém e de hoje, traduzem uma inevitável verdade que talvez seus algozes (incluindo ai os tais juíses que escondem o rosto) nunca sequer tenham imaginado: o mundo dá voltas... e como dá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário